Chiado no Peito

DEFINIÇÃO :Define-se como ‘ Chiado no Peito’ a qualquer sons emitidos pelos pulmões durante o ciclo respiratório, sons estes semelhantes a um assobio ou respiração semelhantes aos dos gatos. A sua presença significa que o indivíduo apresenta dificuldade de respirar causada por uma broncoconstricção ( fechamento parcial dos Brônquios ) levando a dificultar a entrada e saída do ar inspirado.

QUAL É O SIGNIFICADO DO CHIADO NO PEITO ?

A presença do chiado no peito, ela só se manifesta quando ocorre  a ‘Broncoconstricção’, em outras palavras, ocorre o fechamento ou estreitamento dos brônquios e bronquíolos dos pulmões. Este fechamento pode atingir graus variados desde leve a severa ou até fechamento total dos mesmos, chamado também de Broncoespasmo severo ou que pode resultar em MORTE. 

O QUE SÃO BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS ?

Brônquios e Bronquíolos são estruturas que fazem parte dos Pulmões, elas nada mais são do que pequenos Tubos ou canalículos de vários diâmetros, semelhantes a estrutura dos galhos de uma árvore, os quais vão se subdividindo até atingir as folhagens. A diferença é que os brônquios e bronquíolos são estruturas ocas e não maciças como os galhos. Esta estrutura oca tem a função primordial de levar o AR INSPIRADO PARA OS ALVÉOLOS onde ocorrem a chamada HEMATOSE, ou seja é nos Alvéolos que ocorrem a troca de Gases, entrada de oxigênio no sangue e saída de Gás carbônico.
Os Brônquios e bronquíolos apresentam outra característica especial, qual seja a presença de uma camada muscular ao redor desses calículos ou tubos, responsável pela mobilidade dessas estruturas, podendo agir estreitando os tubos ( broncoconstricção ) ou dilatando os bronquíolos (broncocodilatação).

COMO ENTÃO OCORRE O CHIADO NO PEITO ?

O chiado no peito ocorre quando esta camada muscular que fica ao redor dos brônquios e bronquíolos, entram em contração ( fechamento ou estreitamento ) diminuindo o diâmetro dos mesmos, dificultando a entrada e saída do ar dos pulmões. Este estreitamento irá provocar os sons do chiado no peito produzindo variados tipos de timbre como roncos e sibilos, semelhantes a respiração de um gato.

EXISTE ALGUM FATOR DESENCADEADOR P/ O CHIADO NO PEITO ?

    Já sabemos de antemão, que o chiado no peito é provocado pela “Broncoconstricção” dos brônquios e bronquíolos. Ela pode ser produzida ou provocada por um estímulo qualquer seja ela interno ou externo ao nosso corpo. Como estímulo externo temos os fatores ambientais e climáticas, por exemplo, poluição atmosférica, frio, mudanças bruscas de temperatura, gás carbônica exalado pelo escapamento dos carros, pó, pesticidas, produtos de limpeza como pinho sol, cândida, amoníaco, lã, carpetes, perfumes, tintas em geral, cimento, areia, pêlos dos animais ( passarinho, gato, cachorro, chincilas etc. ) .

Fatores Internos como uso de substâncias, alimentos ou medicamentos podem sensibilizar o organismo e desencadear processo respiratório como “Chiado no Peito”. Exemplo disto são o uso de certos medicamentos antibióticos (penicilina, sulfas ), antinflamatórios ( diclofenato, aspirina etc ), o uso de betabloquadores e antiarritimicos como Propanolol, Atenolol, Nadolol, Metoproprolol, Cardivelol, Miodaron podem provocar broncoconstricçâo e consequetemente “chiado no peito”. A ingestão de certos alimentos como camarão, frutos do mar, marisco, ostra, lula, derivados de carne de porco, frituras em geral, ovo, todas elas podem levar a broncoconstricção. 

QUAL É O MOTIVO DE SOMENTE CERTAS PESSOAS TEREM CHIADO NO PEITO ?

Realmente nem todos os indivíduos apresentam este mal. Isto ocorre em pessoas que apresentam uma predisposição à eventos alérgicos, ou seja dispõem de um sistema imunológico ou de defesa bastante exacerbado, tendo uma resposta hipereativa diante de um estímulo externo.

Nesses casos de alergia, significa também uma  Hipersensibilidade dessa camada muscular dos brônquios e bronquíolos à qualquer tipo de estímulo acima mencionado : resultando em fechamento parcial dessas estruturas das vias respiratórias em outras palavras levando a broncoconstricção e chiado no peito. 

DE ONDE VEM A ALERGIA, ELA TEM CARÁTER HEREDITÁRIO ?

A Alergia na maioria das vezes tem caráter hereditário, ela passa de pai para filho e seus descendentes. Dessa forma encontramos muitos processos alérgicos como renite, sinusite, bronquite, eczemas, urticárias nos membros de uma mesma família por causa desse fator genético.

Mas isto não significa que todos os membros da mesma família apresentam alergia. Mas somente que elas estão mais predispostas a desenvolver qualquer processo alérgico.